Ensino Fundamental I - Colégio Batista de Palmas

LISTA DE MATERIAL

Todo material das crianças (a mochila, o uniforme, a lancheira, a garrafa água/térmica, o copo, os potes de lanche, estojo e todo seu conteúdo ) deverá vir marcado com o nome e a turma para que, em caso de perda, seja facilmente identificado e devolvido.

CALENDÁRIOS

Acompanhe aqui nosso calendário referente ao ano letivo. Tenha acesso a informações sobre: Feriados, Recessos, Dias letivos e término dos trimestres.

Junte-se a nós! Levará apenas um minuto

Proposta Pedagógica para Ensino Fundamental I – (anos iniciais)

Organização Pedagógica

Na oferta da Educação Básica, além dos fundamentos norteadores, a proposta pedagógica do Colégio Batista de Palmas, considera a Lei 9394/96- LDB; as diretrizes curriculares nacionais; a Base Nacional Comum Curricular; as políticas e diretrizes específicas do Colégio Batista de Palmas, de Educação para o mundo do trabalho, os objetivos e a identidade própria de cada etapa.

Ensino Fundamental Anos Iniciais: para o 1º ano é exigido que a criança tenha 6 (seis) anos completos até 31 de março do ano de ingresso.

Metodologia de ensino adotada

O Colégio Batista adota como abordagem para a ação pedagógica a visão sócio interacionista, onde o desenvolvimento do estudante é constituído por meio das interações sociais que ele tem com o meio e com o outro, também utilizamos o método as metodologias ativas de aprendizagem.

As metodologias ativas são identificadas como quaisquer atividades onde os estudantes ficam envolvidos em fazer algo e pensar no que estão fazendo. São atividades que tiram o estudante da posição passiva de apenas “receptores” de informações, para uma posição mais ativa de “protagonistas” de sua própria aprendizagem.

Entende-se que nesse período da vida as crianças passam por mudanças importantes no desenvolvimento físico e psicológico que repercutem nas relações com si e com o mundo. Por outro lado, os processos de percepção, compreensão e representação estão apropriados para a aprender o sistema de escrita alfabética, os sistemas de representação matemática, os registros artísticos, midiáticos e científicos. Por isso, o Colégio explora essas possibilidades envolvendo os estudantes em situações que envolvem conceitos e fazeres científicos, desenvolvendo observações, análises, argumentações e potencializando descobertas.

Material Didático

Nós temos parceria com o Sistema de Ensino Poliedro, que conta com material didático atualizado anualmente, visando os novos desafios de um mundo globalizado e virtualizado, com materiais físicos e digitais, tais como: Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), Biblioteca Digital, aplicativo aos alunos e às famílias, para desenvolvimento de estudos e acompanhamento de desempenho, dentre outras ferramentas.

Projetos Pedagógicos

O Colégio Batista de Palmas também oferta projetos institucionais adequando os temas de estudo às faixas etárias atendidas. Os projetos interdisciplinares estruturantes surgem da busca por temas junto às etapas educacionais participantes das ações desenvolvidas pelo Colégio Batista de Palmas e as demais etapas da comunidade.

Para o Ensino Fundamental Anos Iniciais temos os projetos:

Hora do Conto;

Eu Em Construção;

Docinhos da Leitura;

Festa das Cores;

Transição;

JIBA/ JIBINHA;

Estreitando Laços;

Mostra do Conhecimento.

Avaliação

O Colégio Batista de Palmas acredita que a avaliação não é um momento final do processo educativo, mas uma busca incessante da compreensão do processo de aprendizagem na construção do conhecimento, onde o “erro” faz parte da aprendizagem, pois é por meio dele que o professor pode avaliar o pensamento do estudante e ajudá-lo na formulação de novas hipóteses.

A avaliação do aproveitamento escolar nos anos iniciais do ensino fundamental é realizada mediante exercícios, provas, testes, trabalhos de pesquisa, trabalhos em grupo, tarefas executadas em casa e demais atividades de cunho pedagógico, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos. O resultado da avaliação é expresso por meio de notas na escala de zero a dez, com graduação de cinco em cinco décimos.