CALENDÁRIO ANUAL

Acompanhe aqui nosso calendário referente ao ano letivo. Tenha acesso a informações sobre: Feriados, Recessos, Dias letivos e término dos trimestres.

CALENDÁRIO TRIMESTRAL

Acompanhe as datas de Projetos, Avaliações, Simulados dentre outros eventos de cada trimestre.

PROPOSTA AVALIATIVA

Saiba como ocorrerão as avaliações de que forma são realizados os cálculos de média trimestral e final, assim como os instrumentos avaliativos utilizados.

HORÁRIO DE AULA

De Segunda à Sexta feira
Matutino – das 7h30 às 12h
Vespertino – das 13h30 às 18h


Acesse abaixo o horário de aula por turma:

LISTA DE MATERIAL

Todo material das crianças (a mochila, o uniforme, a lancheira, a garrafa água/térmica, o copo, os potes de lanche, estojo e todo seu conteúdo) deverá vir marcado com o nome e a turma para que, em caso de perda, seja facilmente identificado e devolvido.

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Proposta Pedagógica para Ensino Fundamental I – (anos iniciais)

Objetivos

Promover o desenvolvimento integral da criança, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade;

Oferecer condições adequadas para promover o bem estar da criança e o seu desenvolvimento global e harmônico, estimulando sua curiosidade e seu interesse;

Propiciar à criança, por meio das interações sociais, a ampliação dos laços afetivos com outras crianças e com os adultos, contribuindo para que o reconhecimento do outro e a constatação das diferenças entre as pessoas sejam valorizadas e aproveitadas para o enriquecimento de si próprias;

Possibilitar que as crianças aprendam a conviver construtivamente com a riqueza das diferenças entre as pessoas que compõem a comunidade escolar: colegas, educadores e demais profissionais que trabalham na instituição, numa diversidade de representações de gênero, etnias e situações sócio/econômicas;

Criar condições para as crianças se conhecerem, descobrirem e ressignificarem novos sentimentos, valores, ideias, costumes e papéis sociais;

Estimular a formação de hábitos e atitudes saudáveis, possibilitando adequada inserção das crianças nas relações éticas e morais que permeiam a sociedade na qual estão inseridas;

Favorecer um ambiente físico e social rico e desafiador onde as crianças se sintam protegidas e acolhidas, e ao mesmo tempo, seguras para se arriscar e vencer desafios, possibilitando-lhes a ampliação de conhecimentos acerca de si mesmas, dos outros e do meio em que vivem;

Criar condições adequadas para o desenvolvimento integral das crianças, envolvendo as capacidades de ordem cognitiva, física, afetiva, ética, estética, de relação interpessoal e inserção social, por meio de variadas experiências, ricas em estímulos e ampla utilização de materiais concretos;

Favorecer o desenvolvimento das potencialidades da criança por meio da exploração de sua sensibilidade artística;

Proporcionar à criança condições favoráveis para a aquisição e construção de conhecimentos, oportunizando atividades que favoreçam o seu desenvolvimento físico, mental e emocional;

Preparar a criança para que a sua transição para o Ensino Fundamental efetive-se da forma mais natural possível, evitando rupturas no processo ensino-aprendizagem, resguardando o desenvolvimento infantil quanto aos aspectos emocionais, afetivos, cognitivos, linguísticos e culturais.


Metodologia de ensino adotada

O Colégio Batista adota como abordagem para a sua ação pedagógica as metodologias ativas de aprendizagem, as quais promovem a participação mais ativa dos estudantes nas atividades. As metodologias ativas são identificadas como quaisquer atividades onde os estudantes ficam envolvidos em fazer algo e pensar no que estão fazendo. São atividades que tiram o estudante da posição passiva de apenas “recebedores” de informação, para uma posição mais ativa de “construtores” de sua própria aprendizagem.

Dessa forma, o Colégio Batista busca promover em sua rotina pedagógica que:

Os estudantes sejam engajados ativamente para a resolução de problemas e pensamento crítico;

As discussões e as trocas de informações sejam conduzidas pelos próprios estudantes onde o conteúdo do material disponibilizado antes das aulas presenciais seja discutido e expandido;

Em virtude da preparação inicial, essas discussões devam atingir níveis mais elevados de pensamento crítico;

O trabalho seja colaborativo, dinâmico, espontâneo e intenso, com os estudantes transitando em várias frentes;

A intervenção do professor seja pontual e sirva para dirimir eventuais dúvidas ou direcionar os trabalhos;

Os estudantes façam perguntas exploratórias, identificando o melhor caminho para um maior aprofundamento do conteúdo, deixando o papel passivo de lado e potencializando sua participação ativa.

Acreditamos que as metodologias ativas colocam o estudante como protagonista do seu processo de aprendizado e fomentam o desenvolvimento de habilidades e competências para enfrentarem desafios que ainda não existem.

Além disso, o Colégio Batista procura trabalhar em parceria com as famílias, utilizando-se de métodos com os quais o estudante aprende melhor, para que ele desenvolva todo o seu potencial.

Nossos diferenciais passam por três diretrizes principais e objetivam a nossa visão enquanto escola:

A prática educativa desenvolvida no Colégio Batista tem como finalidade desenvolver um processo de gestão educativa que garanta a formação da consciência crítica do estudante, capacitando-o de forma criativa, consciente e responsável, preparando-o para enfrentar os desafios propostos pelo mundo em constante transformação: social, econômica e, principalmente, tecnológica.

No Colégio Batista, a construção do saber se dá numa interação do sujeito com o meio físico, social e cultural, privilegiando a formação crítica e criativa, tornando as pessoas capazes de agir sobre a realidade numa ação transformadora e interativa.

As crianças e suas famílias encontram no Colégio Batista ambiente físico, recursos humanos, estruturas e funcionamento totalmente adequados, que propiciam experiências e situações planejadas intencionalmente, de modo a democratizar o acesso de todos aos bens culturais e educacionais, que proporcionam uma qualidade de vida mais justa, equânime, feliz e cristã.

O exercício do raciocínio e da investigação deve sempre prevalecer sobre a memória e, o conhecimento deve ser experimentado pelo estudante e não apenas transmitido a ele.

Visando estimular a criatividade, interdisciplinaridade e popularizar a cultura, a instituição possibilita a realização de diversos projetos e mostras institucionais, as quais pais, estudantes, professores e comunidade em geral podem compartilhar e apreciar pequenos e grandes experimentos, unindo teoria à prática.

Nesse sentido, o planejamento das aulas prevê atividades variadas altamente significativas e envolventes na intenção de oferecer aos estudantes uma educação preocupada em formar um cidadão com valores sociais e morais, crítico, autônomo, atento ao que acontece no mundo e ciente de seu papel na sociedade.

Rotina pedagógica

O Colégio Batista busca promover em sua rotina pedagógica que:
Os estudantes sejam engajados ativamente para a resolução de problemas e pensamento crítico;

As discussões e as trocas de informações sejam conduzidas pelos próprios estudantes onde o conteúdo do material disponibilizado antes das aulas presenciais seja discutido e expandido;

Em virtude da preparação inicial, essas discussões devam atingir níveis mais elevados de pensamento crítico;

O trabalho seja colaborativo, dinâmico, espontâneo e intenso, com os estudantes transitando em várias frentes;

A intervenção do professor seja pontual e sirva para dirimir eventuais dúvidas ou direcionar os trabalhos;

Os estudantes façam perguntas exploratórias, identificando o melhor caminho para um maior aprofundamento do conteúdo, deixando o papel passivo de lado e potencializando sua participação ativa.

Acreditamos que as metodologias ativas colocam o estudante como protagonista do seu processo de aprendizado e fomentam o desenvolvimento de habilidades e competências para enfrentarem desafios que ainda não existem.

Além disso, o Colégio Batista procura trabalhar em parceria com as famílias, utilizando-se de métodos com os quais o estudante aprende melhor, para que ele desenvolva todo o seu potencial.

Nossos diferenciais passam por três diretrizes principais e objetivam a nossa visão enquanto escola:

A prática educativa desenvolvida no Colégio Batista tem como finalidade desenvolver um processo de gestão educativa que garanta a formação da consciência crítica do estudante, capacitando-o de forma criativa, consciente e responsável, preparando-o para enfrentar os desafios propostos pelo mundo em constante transformação: social, econômica e, principalmente, tecnológica.

No Colégio Batista, a construção do saber se dá numa interação do sujeito com o meio físico, social e cultural, privilegiando a formação crítica e criativa, tornando as pessoas capazes de agir sobre a realidade numa ação transformadora e interativa.

As crianças e suas famílias encontram no Colégio Batista ambiente físico, recursos humanos, estruturas e funcionamento totalmente adequados, que propiciam experiências e situações planejadas intencionalmente, de modo a democratizar o acesso de todos aos bens culturais e educacionais, que proporcionam uma qualidade de vida mais justa, equânime, feliz e cristã.

O exercício do raciocínio e da investigação deve sempre prevalecer sobre a memória e, o conhecimento deve ser experimentado pelo estudante e não apenas transmitido a ele.

Visando estimular a criatividade, interdisciplinaridade e popularizar a cultura, a instituição possibilita a realização de diversos projetos e mostras institucionais, as quais pais, estudantes, professores e comunidade em geral podem compartilhar e apreciar pequenos e grandes experimentos, unindo teoria à prática.

Nesse sentido, o planejamento das aulas prevê atividades variadas altamente significativas e envolventes na intenção de oferecer aos estudantes uma educação preocupada em formar um cidadão com valores sociais e morais, crítico, autônomo, atento ao que acontece no mundo e ciente de seu papel na sociedade.

Avaliação

O Colégio Batista de Palmas acredita que a avaliação não é um momento final do processo educativo, mas uma busca incessante da compreensão do processo de aprendizagem na construção do conhecimento, onde o “erro” faz parte da aprendizagem, pois é por meio dele que o professor pode avaliar o pensamento do estudante e ajudá-lo na formulação de novas hipóteses.

Avaliação do ensino fundamental I

A avaliação do aproveitamento escolar nos anos iniciais do ensino fundamental é realizada mediante exercícios, provas, testes, trabalhos de pesquisa, trabalhos em grupo, atividades realizadas no ambiente virtual de aprendizagem, tarefas executadas em casa e demais atividades de cunho pedagógico, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos.

A promoção do estudante dar-se-á, regularmente, ao final do ano letivo, sendo a nota final mínima para aprovação em cada componente curricular igual ou superior a 6,0 (seis).

Organização Curricular

A partir da legislação educacional vigente, a organização curricular delineada pelo Colégio Batista de Palmas assegura o cumprimento dos direitos éticos, políticos e estéticos, traduzidos nas dez competências gerais a serem trabalhadas ao longo de toda a educação básica, conforme disposto na BNCC. Essas competências englobam as dimensões intelectual, física, afetiva, social, ética, moral e simbólica, estando previstas em situações de aprendizagem que sejam significativas e relevantes para a formação integral do estudante e para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

Consideram-se as principais competências que permeiam o aprendizado socioemocional a autoconsciência, a autogestão, a consciência social, as habilidades de relacionamento e a tomada de decisão responsável, as quais são trabalhadas pelo corpo docente, no sentido de não apenas auxiliar no desempenho acadêmico e cognitivo dos estudantes, mas também de promover um clima escolar cristão, mais respeitoso e empático com impactos na vida dos estudantes e da sociedade

Material Didático

Utilizamos a Coleção Phases, do  Sistema de Ensino Poliedro, 100% atualizado com a BNCC. O Sistema de Avaliação Educacional Poliedro (SAEP) oferece uma prova anual aos estudantes dos 4ºs e 5ºs anos – com caráter formativo, diagnóstico e somativo, envolvendo os processos de planejamento, elaboração, aplicação, correção e devolução de relatórios e orientações pós-prova.

Projetos Pedagógicos por Área de Conhecimento
Área de Linguagens

Mostra Cultural

Leitor/Escritor

Artes Visuais

JIBA – Jogos Internos do Batista

Eu em Construção

Área de Ciências da Natureza/Matemática

Mostra do Conhecimento
OMP
OBMP

Área de Humanas

Mostra da Cidadania

Estudar Vale a pena

Empreender e poupar é Legal