CALENDÁRIO TRIMESTRAL

Acompanhe as datas de Projetos, Avaliações, Simulados dentre outros eventos de cada trimestre.

CALENDÁRIO ANUAL 2024

Acompanhe aqui nosso calendário referente ao ano letivo de 2024. Tenha acesso a informações sobre: Feriados, Recessos, Dias letivos e término dos trimestres.

HORÁRIO DE AULA

De Segunda à Sexta feira
Matutino – das 7h30 às 12h
Vespertino – das 13h30 às 18h

Acesse abaixo o horário de aula por turma:

LISTA DE MATERIAL

Todo material das crianças (a mochila, o uniforme, a lancheira, a garrafa água/térmica, o copo, os potes de lanche, estojo e todo seu conteúdo) deverá vir marcado com o nome e a turma para que, em caso de perda, seja facilmente identificado e devolvido.

Não perca nossas informações! Junte-se ao CBP News

Proposta Pedagógica para Educação Infantil

Organização Pedagógica

Na oferta da Educação Básica, além dos fundamentos norteadores, a proposta pedagógica do Colégio Batista de Palmas, considera a Lei 9394/96- LDB; as diretrizes curriculares nacionais; a Base Nacional Comum Curricular; as políticas e diretrizes específicas do Colégio Batista de Palmas, de Educação para o mundo do trabalho, os objetivos e a identidade própria de cada etapa.

Creche: Maternal II – para crianças de 03 (três) anos de idade completos até 31 de março do ano do ingresso;

Pré-escola: Infantil I – para crianças de 04 (quatro) anos de idade completos até 31 de março do ano ingresso;

Infantil II – para crianças de 05 (cinco) anos de idade completos até 31 de março do ano de ingresso.

Metodologia de Ensino

O Colégio Batista adota como abordagem para a ação pedagógica a visão sócio interacionista, onde o desenvolvimento do estudante é constituído por meio das interações sociais que ele tem com o meio e com o outro, também utilizamos o método as metodologias ativas de aprendizagem.

As metodologias ativas são identificadas como quaisquer atividades onde os estudantes ficam envolvidos em fazer algo e pensar no que estão fazendo. São atividades que tiram o estudante da posição passiva de apenas “receptores” de informações, para uma posição mais ativa de “protagonistas” de sua própria aprendizagem.

A BNCC assegura seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento (conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se) que devem ser trabalhados nessa etapa, por isso, o Colégio Batista de Palmas promove momentos nos quais as crianças aprendem a desempenhar papel ativo em ambientes provocativos e desafiadores, instigando-as a resolver problemas e a construir significados sobre si, os outros e o mundo social e natural.

Avaliação

O Colégio Batista de Palmas acredita que a avaliação não é um momento final do processo educativo, mas uma busca incessante da compreensão do processo de aprendizagem na construção do conhecimento, onde o “erro” faz parte da aprendizagem, pois é por meio dele que o professor pode avaliar o pensamento do estudante e ajudá-lo na formulação de novas hipóteses.

Na Educação Infantil a avaliação é diagnóstica, qualitativa e contínua, feita a partir da observação constante do estudante na realização das atividades específicas para sua faixa etária, levando-se em consideração o seu desenvolvimento biopsicossocial e cultural, suas diferenças individuais, abrangendo a formação de hábitos e atitudes.

Material Didático

Nós temos parceria com o Sistema de Ensino Poliedro, que conta com material didático atualizado anualmente, visando os novos  desafios de um mundo globalizado e virtualizado, com materiais físicos e digitais, tais como: Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), Biblioteca Digital, aplicativo aos alunos e às famílias, para desenvolvimento de estudos e acompanhamento de desempenho, dentre outras ferramentas.

Projetos na Educação Infantil

O Colégio Batista de Palmas também oferta projetos institucionais adequando os temas de estudo às faixas etárias atendidas. Os projetos interdisciplinares estruturantes surgem da busca por temas junto às etapas educacionais participantes das ações desenvolvidas pelo Colégio Batista de Palmas e as demais etapas da comunidade.

Para a Educação Infantil temos os projetos:

Poupar é Legal;

Curiosos Por Natureza;