LISTA DE MATERIAL
Todo material das crianças (a mochila, o uniforme, a lancheira, a garrafa água/térmica, o copo, os potes de lanche, estojo e todo seu conteúdo ) deverá vir marcado com o nome e a turma para que, em caso de perda, seja facilmente identificado e devolvido.
CALENDÁRIOS
Acompanhe aqui nosso calendário referente ao ano letivo. enha acesso a informações sobre: Feriados, Recessos, Dias letivos e término dos trimestres.
Junte-se a nós! Levará apenas um minuto
Proposta Pedagógica para Ensino Fundamental II – (anos finais)
Na oferta da Educação Básica, além dos fundamentos norteadores, a proposta pedagógica do Colégio Batista de Palmas, considera a Lei 9394/96- LDB; as diretrizes curriculares nacionais; a Base Nacional Comum Curricular; as políticas e diretrizes específicas do Colégio Batista de Palmas, de Educação para o mundo do trabalho, os objetivos e a identidade própria de cada etapa.
Ensino Fundamental Anos Finais – 6º ao 9º ano.
O Colégio Batista adota como abordagem para a ação pedagógica a visão sócio interacionista, onde o desenvolvimento do estudante é constituído por meio das interações sociais que ele tem com o meio e com o outro, também utilizamos o método as metodologias ativas de aprendizagem.
As metodologias ativas são identificadas como quaisquer atividades onde os estudantes ficam envolvidos em fazer algo e pensar no que estão fazendo. São atividades que tiram o estudante da posição passiva de apenas “receptores” de informações, para uma posição mais ativa de “protagonistas” de sua própria aprendizagem.
Como nessa fase os estudantes são mais capazes de ver e avaliar os fatos pelo ponto de vista do outro, o adolescente se enxerga com singularidades e formação identitária e culturas próprias e isso faz as práticas escolares necessitarem ser diferenciadas para esse público. Como forma de buscar essa diferenciação, o Colégio Batista de Palmas compreende a cultura digital presente na vida dos estudantes e, de certo modo, envolve a tecnologia nas atividades.
O Colégio Batista de Palmas acredita que a avaliação não é um momento final do processo educativo, mas uma busca incessante da compreensão do processo de aprendizagem na construção do conhecimento, onde o “erro” faz parte da aprendizagem, pois é por meio dele que o professor pode avaliar o pensamento do estudante e ajudá-lo na formulação de novas hipóteses.
A avaliação do aproveitamento escolar nos anos finais do ensino fundamental, e é realizada mediante exercícios, provas, testes, trabalhos de pesquisa, trabalhos em grupo, tarefas executadas em casa e demais atividades de cunho pedagógico, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos. O resultado da avaliação é expresso por meio de notas na escala de zero a dez, com graduação de cinco em cinco décimos.
Nós temos parceria com o Sistema de Ensino Poliedro, que conta com material didático atualizado anualmente, visando os novos desafios de um mundo globalizado e virtualizado, com materiais físicos e digitais, tais como: Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), Biblioteca Digital, aplicativo aos alunos e às famílias, para desenvolvimento de estudos e acompanhamento de desempenho, dentre outras ferramentas.
O Colégio Batista de Palmas também oferta projetos institucionais adequando os temas de estudo às faixas etárias atendidas. Os projetos interdisciplinares estruturantes surgem da busca por temas junto às etapas educacionais participantes das ações desenvolvidas pelo Colégio Batista de Palmas e as demais etapas da comunidade.
Para o Ensino Fundamental Anos Iniciais temos os projetos:
Eu, Adolescente Cristão;
Conhecendo o Tocantins;
Alimentação Saudável;
Cinema CBP;
CBP ONU;
Transição;
Mostra do Conhecimento;
Mostra Cultural.