ENSINO FUNDAMENTAL II

HORÁRIO DE AULA

Segunda a Sexta

Matutino – das 7h30 às 12h50

Vespertino – das 13h30 às 18h50

Objetivos:

Proporcionar ao estudante uma base nacional comum, de conhecimentos que lhe propiciem o desenvolvimento de suas potencialidades, possibilitando identificar-se com o meio social em que está inserido e que possa prosseguir seus estudos em qualquer parte do país;

Propiciar o desenvolvimento de habilidades com domínio dos aspectos físico, moral e social, dotando-os de instrumentos que lhes possibilitem desempenhar com eficiência os deveres de homem e cidadão;

Favorecer o desenvolvimento do espírito crítico, da criatividade e da logicidade no estudante, atendendo as suas diferenças individuais e ao seu ritmo próprio;

Estimular e fortalecer o desenvolvimento de uma consciência crítica sobre a problemática ambiental e social;

Promover o incentivo à participação individual e coletiva, permanente e responsável, na preservação do equilíbrio do meio ambiente, entendendo-se a defesa da qualidade ambiental como um valor inseparável do exercício da cidadania;


Metodologia de ensino adotada:

O Colégio Batista adota como abordagem para a sua ação pedagógica as metodologias ativas de aprendizagem, com uso de recursos e ferramentas digitais atuando presencial e online através do ambiente virtual de aprendizagem, as quais promovem a participação mais ativa dos estudantes nas atividades proporcionando o desenvolvimento da competência digital. As metodologias ativas são identificadas como quaisquer atividades onde os estudantes ficam envolvidos em fazer algo e pensar no que estão fazendo. São atividades que tiram o estudante da posição passiva de apenas “recebedores” de informação, para uma posição mais ativa de “construtores” de sua própria aprendizagem.

Dessa forma, o Colégio Batista busca promover em sua rotina pedagógica que:

Os estudantes sejam engajados ativamente para a resolução de problemas e pensamento crítico;

As discussões e as trocas de informações sejam conduzidas pelos próprios estudantes onde o conteúdo do material disponibilizado antes das aulas presenciais seja discutido e expandido;

Em virtude da preparação inicial, essas discussões devam atingir níveis mais elevados de pensamento crítico;

O trabalho seja colaborativo, dinâmico, espontâneo e intenso, com os estudantes transitando em várias frentes;

A intervenção do professor seja pontual e sirva para dirimir eventuais dúvidas ou direcionar os trabalhos;

Os estudantes façam perguntas exploratórias, identificando o melhor caminho para um maior aprofundamento do conteúdo, deixando o papel passivo de lado e potencializando sua participação ativa.

Acreditamos que as metodologias ativas colocam o estudante como protagonista do seu processo de aprendizado e fomentam o desenvolvimento de habilidades e competências para enfrentarem desafios que ainda não existem.

Além disso, o Colégio Batista procura trabalhar em parceria com as famílias, utilizando-se de métodos com os quais o estudante aprende melhor, para que ele desenvolva todo o seu potencial.

Nossos diferenciais passam por três diretrizes principais e objetivam a nossa visão enquanto escola:

A prática educativa desenvolvida no Colégio Batista tem como finalidade desenvolver um processo de gestão educativa que garanta a formação da consciência crítica do estudante, capacitando-o de forma criativa, consciente e responsável, preparando-o para enfrentar os desafios propostos pelo mundo em constante transformação: social, econômica e, principalmente, tecnológica.

No Colégio Batista, a construção do saber se dá numa interação do sujeito com o meio físico, social e cultural, privilegiando a formação crítica e criativa, tornando as pessoas capazes de agir sobre a realidade numa ação transformadora e interativa.

As crianças e suas famílias encontram no Colégio Batista ambiente físico, recursos humanos, estruturas e funcionamento totalmente adequados, que propiciam experiências e situações planejadas intencionalmente, de modo a democratizar o acesso de todos aos bens culturais e educacionais, que proporcionam uma qualidade de vida mais justa, equânime, feliz e cristã.

O exercício do raciocínio e da investigação deve sempre prevalecer sobre a memória e, o conhecimento deve ser experimentado pelo estudante e não apenas transmitido a ele.

Visando estimular a criatividade, interdisciplinaridade e popularizar a cultura, a instituição possibilita a realização de diversos projetos e mostras institucionais, as quais pais, estudantes, professores e comunidade em geral podem compartilhar e apreciar pequenos e grandes experimentos, unindo teoria à prática.

Nesse sentido, o planejamento das aulas prevê atividades variadas altamente significativas e envolventes na intenção de oferecer aos estudantes uma educação preocupada em formar um cidadão com valores sociais e morais, crítico, autônomo, atento ao que acontece no mundo e ciente de seu papel na sociedade.


Avaliação

O Colégio Batista de Palmas acredita que a avaliação não é um momento final do processo educativo, mas uma busca incessante da compreensão do processo de aprendizagem na construção do conhecimento, onde o “erro” faz parte da aprendizagem, pois é por meio dele que o professor pode avaliar o pensamento do estudante e ajudá-lo na formulação de novas hipóteses.

Avaliação do 6ºao 9º ano do ensino fundamental

A avaliação do aproveitamento escolar nos anos finais do ensino fundamental, especialmente, do 6º ao 9º ano, é realizada mediante exercícios, provas, testes, trabalhos de pesquisa, atividades desenvolvidas no ambiente virtual de aprendizagem, trabalhos em grupo, tarefas executadas em casa e demais atividades de cunho pedagógico, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos.

A promoção do estudante dar-se-á, regularmente, ao final do ano letivo, sendo a nota final mínima para aprovação em cada componente curricular igual ou superior a 6,0 (seis).

Organização Curricular

A partir da legislação educacional vigente, a organização curricular delineada pelo Colégio Batista de Palmas assegura o cumprimento dos direitos éticos, políticos e estéticos, traduzidos nas dez competências gerais a serem trabalhadas ao longo de toda a educação básica, conforme disposto na BNCC. Essas competências englobam as dimensões intelectual, física, afetiva, social, ética, moral e simbólica, estando previstas em situações de aprendizagem que sejam significativas e relevantes para a formação integral do estudante e para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

Consideram-se as principais competências que permeiam o aprendizado socioemocional a autoconsciência, a autogestão, a consciência social, as habilidades de relacionamento e a tomada de decisão responsável, as quais são trabalhadas pelo corpo docente, no sentido de não apenas auxiliar no desempenho acadêmico e cognitivo dos estudantes, mas também de promover um clima escolar cristão, mais respeitoso e empático com impactos na vida dos estudantes e da sociedade.

Material Didático

Utilizamos a Coleção Phases, do Sistema de Ensino Poliedro, 100% atualizado com a BNCC. O Sistema de Avaliação Educacional Poliedro (SAEP) oferece uma prova anual aos estudantes dos 4ºs e 5ºs anos – com caráter formativo, diagnóstico e somativo, envolvendo os processos de planejamento, elaboração, aplicação, correção e devolução de relatórios e orientações pós-prova.

Principais Projetos Pedagógicos por Área de Conhecimento

*Incentivo a participações em olimpíadas e concursos.

Área de Linguagens

Mostra Cultural

Leitor/Escritor

JIBA – Jogos Internos do Batista


Área de Ciências da Natureza/Matemática

Mostra do Conhecimento

OMP

OBMEP

OBA


Área de Humanas

Mostra da Cidadania

Simulação CBPONU

Projeto de vida – Estudar vale a pena