EDUCAÇÃO INFANTIL

HORÁRIO DE AULA

Segunda a Sexta

Matutino – das 7h30 às 12h

Vespertino – das 13h30 às 18h

A organização curricular

A organização curricular da Educação Infantil é estruturada de forma a garantir os direitos de aprendizagem: Conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se, e todo o trabalho pedagógico desenvolvido através dos cinco campos de experiência:

O eu, o outro e o nós. …

Corpo, gestos e movimentos. …

Traços, sons, cores e formas. …

Escuta, fala, pensamento e imaginação. …

Espaço, tempo, quantidades, relações e transformações.

Objetivos

Promover o desenvolvimento integral da criança, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade;

Oferecer condições adequadas para promover o bem estar da criança e o seu desenvolvimento global e harmônico, estimulando sua curiosidade e seu interesse;

Propiciar à criança, por meio das interações sociais, a ampliação dos laços afetivos com outras crianças e com os adultos, contribuindo para que o reconhecimento do outro e a constatação das diferenças entre as pessoas sejam valorizadas e aproveitadas para o enriquecimento de si próprias;

Possibilitar que as crianças aprendam a conviver construtivamente com a riqueza das diferenças entre as pessoas que compõem a comunidade escolar: colegas, educadores e demais profissionais que trabalham na instituição, numa diversidade de representações de gênero, etnias e situações sócio/econômicas;

Criar condições para as crianças se conhecerem, descobrirem e ressignificarem novos sentimentos, valores, ideias, costumes e papéis sociais;

Estimular a formação de hábitos e atitudes saudáveis, possibilitando adequada inserção das crianças nas relações éticas e morais que permeiam a sociedade na qual estão inseridas;

Favorecer um ambiente físico e social rico e desafiador onde as crianças se sintam protegidas e acolhidas, e ao mesmo tempo, seguras para se arriscar e vencer desafios, possibilitando-lhes a ampliação de conhecimentos acerca de si mesmas, dos outros e do meio em que vivem;

Criar condições adequadas para o desenvolvimento integral das crianças, envolvendo as capacidades de ordem cognitiva, física, afetiva, ética, estética, de relação interpessoal e inserção social, por meio de variadas experiências, ricas em estímulos e ampla utilização de materiais concretos;

Favorecer o desenvolvimento das potencialidades da criança por meio da exploração de sua sensibilidade artística;

Proporcionar à criança condições favoráveis para a aquisição e construção de conhecimentos, oportunizando atividades que favoreçam o seu desenvolvimento físico, mental e emocional;

Preparar a criança para que a sua transição para o Ensino Fundamental efetive-se da forma mais natural possível, evitando rupturas no processo ensino-aprendizagem, resguardando o desenvolvimento infantil quanto aos aspectos emocionais, afetivos, cognitivos, linguísticos e culturais.


Metodologia de ensino adotada

O Colégio Batista adota como abordagem para a sua ação pedagógica as metodologias ativas de aprendizagem, as quais promovem a participação mais ativa dos estudantes nas atividades. As metodologias ativas são identificadas como quaisquer atividades onde os estudantes ficam envolvidos em fazer algo e pensar no que estão fazendo. São atividades que tiram o estudante da posição passiva de apenas “recebedores” de informação, para uma posição mais ativa de “construtores” de sua própria aprendizagem.

Dessa forma, o Colégio Batista busca promover em sua rotina pedagógica que:

Os estudantes sejam engajados ativamente para a resolução de problemas e pensamento crítico;

As discussões e as trocas de informações sejam conduzidas pelos próprios estudantes onde o conteúdo do material disponibilizado antes das aulas presenciais seja discutido e expandido;

Em virtude da preparação inicial, essas discussões devam atingir níveis mais elevados de pensamento crítico;

O trabalho seja colaborativo, dinâmico, espontâneo e intenso, com os estudantes transitando em várias frentes;

A intervenção do professor seja pontual e sirva para dirimir eventuais dúvidas ou direcionar os trabalhos;

Os estudantes façam perguntas exploratórias, identificando o melhor caminho para um maior aprofundamento do conteúdo, deixando o papel passivo de lado e potencializando sua participação ativa.

Acreditamos que as metodologias ativas colocam o estudante como protagonista do seu processo de aprendizado e fomentam o desenvolvimento de habilidades e competências para enfrentarem desafios que ainda não existem.

Além disso, o Colégio Batista procura trabalhar em parceria com as famílias, utilizando-se de métodos com os quais o estudante aprende melhor, para que ele desenvolva todo o seu potencial.

Nossos diferenciais passam por três diretrizes principais e objetivam a nossa visão enquanto escola:

A prática educativa desenvolvida no Colégio Batista tem como finalidade desenvolver um processo de gestão educativa que garanta a formação da consciência crítica do estudante, capacitando-o de forma criativa, consciente e responsável, preparando-o para enfrentar os desafios propostos pelo mundo em constante transformação: social, econômica e, principalmente, tecnológica.

No Colégio Batista, a construção do saber se dá numa interação do sujeito com o meio físico, social e cultural, privilegiando a formação crítica e criativa, tornando as pessoas capazes de agir sobre a realidade numa ação transformadora e interativa.

As crianças e suas famílias encontram no Colégio Batista ambiente físico, recursos humanos, estruturas e funcionamento totalmente adequados, que propiciam experiências e situações planejadas intencionalmente, de modo a democratizar o acesso de todos aos bens culturais e educacionais, que proporcionam uma qualidade de vida mais justa, equânime, feliz e cristã.

O exercício do raciocínio e da investigação deve sempre prevalecer sobre a memória e, o conhecimento deve ser experimentado pelo estudante e não apenas transmitido a ele.

Visando estimular a criatividade, interdisciplinaridade e popularizar a cultura, a instituição possibilita a realização de diversos projetos e mostras institucionais, as quais pais, estudantes, professores e comunidade em geral podem compartilhar e apreciar pequenos e grandes experimentos, unindo teoria à prática.

Nesse sentido, o planejamento das aulas prevê atividades variadas altamente significativas e envolventes na intenção de oferecer aos estudantes uma educação preocupada em formar um cidadão com valores sociais e morais, crítico, autônomo, atento ao que acontece no mundo e ciente de seu papel na sociedade.


Avaliação

O Colégio Batista de Palmas acredita que a avaliação não é um momento final do processo educativo, mas uma busca incessante da compreensão do processo de aprendizagem na construção do conhecimento, onde o “erro” faz parte da aprendizagem, pois é por meio dele que o professor pode avaliar o pensamento do estudante e ajudá-lo na formulação de novas hipóteses.

Avaliação na Educação Infantil

Na Educação Infantil a avaliação é diagnóstica, qualitativa e contínua, feita a partir da observação constante do estudante na realização das atividades específicas para sua faixa etária, levando-se em consideração o seu desenvolvimento biopsicossocial e cultural, suas diferenças individuais, abrangendo a formação de hábitos e atitudes.

A avaliação do estudante na Educação Infantil não tem o objetivo de promoção, sendo feita mediante acompanhamento e registro do seu desenvolvimento em parecer descritivo individual, apresentado aos responsáveis ao final de cada bimestre, considerando-se:

O desenvolvimento sensório-motor;

A aptidão intelectual;

O equilíbrio emocional;

A formação de hábitos e atitudes;

O desenvolvimento nas atividades propostas.

Para que essa concepção de educação tenha resultados efetivos, o trabalho pedagógico deve ser estabelecido por meio de campos de experiências, assegurando condições para que as crianças convivam, brinquem, participem, explorem, expressem-se e conheçam-se, garantindo os direitos de aprendizagem e o desenvolvimento na Educação Infantil.

Material Didático

Utilizamos o material didático UNO, 100% atualizado com a BNCC, que tem por objetivo apoiar a organização do espaço e do tempo na escola e oferecer dinâmicas diferentes, com uma diversidade de materiais e orientações. Conta ainda com um conteúdo digital totalmente integrado ao material impresso com histórias animadas, áudios, músicas e jogos interativos.

Projetos na Educação Infantil

Os projetos na Educação Infantil do Colégio Batista de Palmas, visam desenvolver as 10 competências gerais​

1 – Empreender e Poupar é Legal – Trabalho e Projeto de vida

2 – Ciranda da leitura – Comunicação, Conhecimento e Argumentação

3 – Palmas, eu amo Tu! – Responsabilidade e Cidadania

4 – Datas comemorativas – Repertório Cultural

5 – Mostra do Conhecimento – Pensamento científico, crítico e criativo

6 – Jibinha (Jogos Internos do Batistinha) – – Empatia e cooperação

7 – Semana do trânsito – Educação para o Trânsito

8 – Semana da criança

9 – Thanksgiving (Língua Inglesa) – Comunicação

10 – Eu tenho atitude sustentável – Educação Ambiental